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TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2024

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O mundo do marketing se move e se transforma muito rapidamente. 

A cada inovação tecnológica e novos tópicos nas discussões sociais surgem tendências que não apenas mudam a forma como fazemos marketing hoje, mas apontam o futuro da nossa área. 

Por que eu estou falando isso?

Bom, veja os últimos dois anos, por exemplo. 

Desde o surgimento do Chat GPT, todo o mercado se mobilizou em torno das IAs generativas. 

Grandes empresas como Meta, Google e Apple começaram a desenvolver suas próprias tecnologias relacionadas. 

Futurólogos começaram a apontar o destino de profissões e novas estratégias surgiram.

Além disso, desde o fim da pandemia, muita coisa mudou em relação aos hábitos de compra dos consumidores, e as empresas que não se adaptaram podem sentir que está mais difícil vender.

Para profissionais de marketing, em qualquer nível de experiência, acompanhar essas mudanças nem sempre é fácil. 

Mas, se não quiser ser pego de surpresa e quiser estar à frente da sua concorrência, é indispensável estar informado sobre as tendências de marketing que vão direcionar o próximo ano!

Pensando nisso, realizamos uma extensa pesquisa e reunimos as mais novas e eficientes tendências que vão determinar o futuro do marketing de acordo com estudos renomados, artigos e dados de diversos institutos.

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E isso deu origem ao Guia de Tendências de Marketing 2024!

Neste artigo, vou reunir algumas das principais tendências que apontamos neste material e que podem ajudar a direcionar o seu negócio.

Bora lá!

Novas exigências, nova jornada de compras

Oferecer um bom produto ou serviço não é mais o suficiente. 

O consumidor que se conectar com sua marca.

Uma pesquisa da Accenture mostrou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. 

Se a sua marca se mantém neutra em temas relevantes para seu público, isso é um mau sinal, pois o mesmo estudo aponta que os consumidores costumam dispensar empresas que não se posicionam nestas ocasiões.

Segundo a pesquisa do Google:

  • 71% dos consumidores estão mais atentos sobre onde gastam seu dinheiro 
  • 73% continuarão comprando de empresas caso aumentem seus preços se sentirem que são valorizados como clientes.

O estudo mostra que os consumidores estão navegando mais intensamente e intencionalmente até encontrarem o melhor negócio.

Ou seja, os clientes estão mais digitalizados e menos leais às marcas.

Hoje, a jornada está mais intencional, mais imprevisível — e longe de ser linear! Ela se parece menos com um funil e mais com a imagem abaixo, revelada pelo estudo do Google.

Para lidar com esse novo movimento dos consumidores, foi desenvolvido o conceito de Full Journey elaborado pelo Google em 5 pontos, e aqui trago insights que podem complementar sua estratégia para 2024.

1: Cada interação é importante

Pesquisas no Google mostram que o interesse por recursos que respondem a perguntas sobre o produto — “como”, “onde”, “o quê” — cresce em ritmo mais acelerado do que o total de pesquisas por categorias de varejo.

Por isso, invista em estratégias de SEO para dominar as buscas que seu público alvo faz sobre seu nicho.

Assim você tem muito mais chances de dominar a decisão de compra.

2: Cada categoria, uma jornada

Não adianta tentar seguir uma jornada baseada em outro segmento diferente do seu.

Cada categoria tem sua própria dinâmica e está em constante transformação. 

Alguns o fazem uma busca mais ou menos detalhada por atributos, outros apresentam maior ou menor sensibilidade aos preços.

Uma boa estratégia é garantir experiências positivas no pico e no final das interações do cliente com sua marca. Isso ajuda o consumidor a criar boas memórias a respeito da sua marca.

3: Cada usuário navega à sua maneira

Para 52% dos brasileiros, o Google é a plataforma que mais os ajuda a decidir sobre um produto. (Google/Offerwise).

Portanto, ter uma estratégia diversificada em termos de canais e mensagens é essencial para marcas que queiram se destacar.

4: Cada dia, uma necessidade

Sua empresa sabe ler as necessidades diárias do seu consumidor?

Uma forma de fazer isso é utilizando o AnswerThePublic, uma ferramenta que apresenta exatamente o que as pessoas estão buscando no Google sobre um determinado termo.

E essa ferramenta pode ser crucial para conectar-se ao seu público em 2024.

5: Cada momento, uma oportunidade para gerar demanda

Cada momento traz uma oportunidade de venda.

Faça parte do cotidiano do seu consumidor.

Esteja em diversos canais, escolha redes sociais para produzir conteúdos, faça email marketing e aproveite esses canais para gerar demanda.

O Avanço das IAs Generativas

O desenvolvimento das IAs não impacta somente a área do marketing, mas o mercado como um todo.

Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, disse no web Summit Rio que o impacto dessa tecnologia é semelhante à criação da imprensa, no século XV.

E o potencial disso já se reflete no posicionamento das empresas em relação às IAs generativas.

Conforme a Bain, 85% das empresas consideram adotar a inteligência artificial nos próximos anos, e isso está entre as maiores prioridades das empresas.

Por mais que alguns profissionais fiquem alarmados com a velocidade de expansão desta tecnologia, fato é:as IAs já se integraram ao mercado e serão utilizadas cada vez mais ao longo dos próximos anos. 

Em 2024 a IA estará ainda mais acessível, com modelos pré-treinados, computação em nuvem e código aberto. 

Basta observar o quanto ela avançou desde o surgimento do Chat GPT…

No relatório, Top Strategic Technology Trends for 2024, o Gartner apontou que 45% das organizações estão realizando testes com a IA generativa e outras 10% colocaram soluções de IA generativa em produção. 

Comparando esses dados com os anteriores de 2023 houve um aumento significativo, em abril, 15% dos entrevistados estavam realizando testes com a IA generativa e 4% estavam em produção.

Sua empresa está acompanhando esta transformação?

Fim dos Cookies

Em julho de 2024, testemunharemos o início do declínio dos cookies de terceiros.

A decisão anunciada pelo Google em 2020 de encerrar o suporte ao compartilhamento de dados de navegação por meio do Chrome, seu navegador líder, finalmente culminará no advento de um novo capítulo na publicidade digital.

É o tão falado “mundo sem cookies”.

O atual modelo de internet gratuito, fundamentado nos dados coletados por cookies de terceiros, está passando por uma revolução.

Escândalos notáveis, como o caso da Cambridge Analytica, intensificaram as preocupações sobre a segurança e o uso ético dos dados pessoais. 

Em resposta a essas inquietações, o Google está implementando o Privacy Sandbox, um sistema que utiliza APIs para ocultar a atividade online dos consumidores, dificultando o acesso a informações pessoais.

Os testes conduzidos pelo Google, compartilhados em seu blog, destacam o desempenho dos anúncios no Chrome com cookies ativados versus quando foram substituídos por uma combinação de “sinais de preservação da privacidade”. 

E os resultados indicam uma convergência notável com as métricas tradicionalmente obtidas por meio de cookies, incluindo taxas de cliques.

Após diversos adiamentos, o Google assumiu o compromisso de desativar os cookies em 1% de todo o tráfego no Chrome nos seis primeiros meses de 2024.

A meta é eliminar completamente os cookies até o final do próximo ano.

Embora seja um processo gradual e adaptativo, os profissionais de marketing agora precisam se ajustar a essa nova realidade”!

Outras Tendências de Marketing para 2024

Estas são apenas algumas das tendências que mapeamos com base em estudos e acrescentamos em nosso Guia de Tendências de Marketing 2024.